Notícias



21/07/2018

Você sabe a diferença entre Fitness e Wellness?

Ambos se referem à forma como o indivíduo se relaciona com a atividade física e quais são os seus objetivos com ela.

 

Fitness refere-se à capacidade de se realizar uma atividade física, ou seja, envolve força, resistência e flexibilidade muscular, condicionamento cardiorrespiratório e composição corporal. Todas estas qualidades físicas devem estar em sua capacidade plena para aquela atividade, de forma a produzir o melhor resultado!

 

 

Já Wellness, em tradução literal, significa bem-estar! Ou seja, o conceito de Wellness envolve a perfeita integração das qualidades físicas com o bem-estar físico, psíquico e social. Assim, fica claro que este termo se refere a todos os aspectos determinantes da saúde de forma que a pessoa possa interagir da melhor forma possível com o ambiente que a cerca.

 

 

Exemplificando: um atleta de alto nível está no auge do seu Fitness, mas exatamente por se encontrar no limite da sua condição física, está sujeito a lesões ortopédicas, ao estresse da competição, as restrições impostas pelo processo de competição.

 

Por outro lado, uma pessoa que mantém uma atividade física regular, se alimente com qualidade e conduza bem os estresses a que é submetida encontra-se no auge do seu Wellness, o que não quer dizer que ela tenha condições de ganhar uma competição esportiva!

 

Qual é a sua linha de atividade física?

 

Você é do tipo competidor, quer levar os seus resultados ao extremo, quer ter a maior quantidade de massa muscular possível? Você é um sujeito Fitness!

 

 

Neste caso, tome os devidos cuidados para que o seu objetivo não prejudique sua saúde. Para isto, converse sempre com o seu treinador e com todos os profissionais que te assistem para que você tenha as condições necessárias para ter esta opção.

 

Você é do tipo que vai a academia, faz uma ou outra atividade outdoor, se preocupa com a qualidade de sua alimentação, mantém os exames médicos em dia, usa os medicamentos que lhe são prescritos da forma correta? Então você é Wellness!

 

 

Neste caso, mantenha estes bons hábitos, eles irão garantir que você terá uma boa qualidade de vida por muitos e muitos anos!

 

É possível ser Fitness e Wellness?

 

Sim! Mas este é um objetivo um pouco difícil de se atingir, uma vez que chegar ao auge de uma condição física implica em uma sobrecarga para o seu corpo.

 

Então, na maior parte do tempo, o que fazemos é intercalar momentos de Fitness e Wellness, buscando um resultado naquilo que mais nos interessa e nos mantendo saudáveis nos demais aspectos!

 

Seja Fitness ou Wellness, o importante é se dedicar e dar o melhor de si!

 

Fonte: Fitness Magazine

suplemento
Copyright © 2013 - Puhratec. Todos os direitos reservados
suplemento   Central de Atendimento 15 3034.0001